FANDOM

Define-se como buraco negro todo e qualquer corpo dotado de massa cujo raio é menor ou igual ao Raio de Schwarzschild. O resultado é uma gravidade superficial intensa o suficiente para que a Velocidade de Escape do corpo seja superior à velocidade da luz dentre um determinado limite de área denominado Horizonte de Eventos. Apesar de ser um conceito relativamente moderno, a existência de tais corpos fora postulada pelo britânico John Michell em 1783.

NomeEditar

O termo buraco negro foi primeiramente utilizado por John Archibald Wheeler em uma palestra em 1967, devido às suas características, buraco por nada (acreditado até a época) escapar deste e negro por não podermos vê-lo diretamente.

Origem e formaçãoEditar

Buracos Negros originam-se naturalmente a partir de estrelas com uma massa mínima de cerca de 10 massas solares (10 vezes a massa do Sol). Uma estrela mantém sua estrutura através do equilíbrio gravidade-fusão nuclear, que é desfeito ao final do período de existência da mesma, onde a fusão nuclear cessa, e a estrela por ação de sua própria força gravitacional, entra em colapso, desmoronando sobre si mesma causando uma Supernova e formando um buraco negro.

Tipos de Buracos NegrosEditar

Há quatro soluções exatas para as equações de campo de Einstein que descrevem quatro diferentes tipos de buracos negros.

O buraco negro de Schwarzschild representa um buraco negro sem momento angular ou carga elétrica.

O buraco negro de Kerr representa um buraco negro rotativo, isto é, com momento angular.

O buraco negro de Reissner-Nördstrom representa um buraco negro carregado, isto é, com carga elétrica.

O buraco negro de Kerr-Newman representa um buraco negro com momento angular e carga elétrica, logo dotado de um campo eletromagnético.

Ver TambémEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória